segunda-feira, 4 de abril de 2016

Corações bem servidos

por Paula Di Leone
Uma mesa de bar, um jogo de futebol, um passeio no parque, um show daquela banda que ouvíamos juntos. No senso comum, esses são ótimos elementos para aproximar pessoas, e eu concordo. São sempre boas opções para rever gente que se gosta, fazer e ser companhia a quem se quer por perto. Porém, nessa passagem pela Terra, meu maior e melhor pivô de reuniões afetuosas já foi eleito e empossado: a comida.
Podem dizer que é por conta do meu sangue italiano, mas acredito que o rodear de uma mesa farta por muitas pessoas queridas é um cerimonial básico e essencialíssimo entre quase todas as culturas. Afinal, não consigo pensar em nada mais prazeroso nesse mundo. E isso vai muito além do puro prazer de comer: aquele prato delicioso e preparado com todo o carinho serve de ímã estratégico para juntar desde familiares a amigos do peito. Em primeira instância, todos ali pensam que a comida é a grande protagonista da festa. Mas o que mal sabem é que esse é um mero disfarce, e que ela está ali — ou esteve, se a fome for grande — para que os verdadeiros protagonistas matem as saudades.
Num mesmo fim de semana, preparei hambúrgueres vegetarianos com o namorado e saí para um japonês com a amiga de infância. Esse ímã alimentício é infalível, e mais uma vez me alimentou de sentimentos bons. O deleite reside na simplicidade disfarçada do ato. Em passar horas na função da preparação e/ou da degustação de algo escolhido a dedo para o jantar, enquanto todos os problemas do mundo são debatidos e logo resolvidos no cruzar de talheres.
Cozinha serve para demonstrar afeto. Por tabela, serve para receber afeto de volta, quando a comida é saboreada e elogiada. Cozinha serve para unir, para divertir. Cozinhar com quem se ama é superar desafios em conjunto e apreciar o gosto da vitória. Sair para comer com quem se gosta é aquele amor reunido nos dias de fome preguiçosa. Nessa minha passagem pela Terra, realizei: doce ou salgada, a comida alimenta também o coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário